Quedas nos idosos
As pessoas de idade tem possibilidade de sofrer quedas. Acima de 65 anos, 28 a 35% pode cair e isto sobe a 42% com mais de 70 anos. As consequências podem ser graves com 5.2% de fraturas e o mais temível é trauma de crânio com consequências por vezes desastrosas.
As causas de quedas são variadas e o idoso pode ter múltiplos fatores de risco ao mesmo tempo.
São importantes a sarcopenia (enfraquecimento muscular da idade), doenças articulares, queda visual, hipofunção do labirinto, dificuldade de mobilidade (como doença de Parkinson), perda de propriocepção, prejuízo cognitivo, hipotensão postural, para citar alguns.
Até medicamentos podem contribuir para quedas e os médicos precisam ter este conhecimento e serem cuidadosos na prescrição.
Muitas vezes a causa não tem tratamento efetivo e então tem que haver atenção e adotar medidas preventivas para evitar a primeira queda ou sua repetição.
Os idosos e seus familiares só conscientizam destas medidas depois de cair pela primeira vez. Aí então gera o medo de cair, os familiares superprotegem e o idoso deixa de realizar muitas tarefas da vida diária. o que vai contribuir para facilitar outras quedas.
Independente do tratamento da doença causal, se é que tenha tratamento, os idosos devem praticar atividades físicas especialmente reforço muscular, treino de marcha e de equilíbrio. Alimentação balanceada para melhorar o estado geral e dos músculos, pode também ajudar. O tai-chi é tido como importante alternativa de impacto na prevenção de quedas. Taiji Quan ou Tai chi chuan (tai chi chuã) é uma arte marcial chinesa, baseada em suaves movimentos circulares.
Como medidas de prevenção, são cuidados fundamentais:
- Evitar sapatos de saltos altos em mulheres
- Escadas com corrimão e bem iluminadas
- Soalho carpetado e sem obstáculos que possam levar a tropeços
- Não caminhar no escuro
- Telefones de fácil acesso
- Equipamentos de segurança (providenciados por T.O.)
- Cuidados no banheiro
- Tomar banho, vestir e tirar a roupa assentado
- Não trancar a porta do banheiro e do quarto
- Ter acompanhante permanente
- Retirar tapetes
- Sapatos com sola antiderrapante
- Nunca andar de meias ou sandálias e chinelos frouxos
- Armários com portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura
- Roupas em lugares de fácil acesso
- Evitar bebidas alcoólicas