Neurologista CRM 770

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

O sangue, impulsionado pelo coração, chega ao cérebro através de artérias (sangue arterial) que vão se dividindo como galhos de árvores em ramos cada vez mais finos até os microscópicos capilares. Ai o sangue que já oxigenou forneceu glicose e nutrientes ao cérebro  (sangue venoso) , passa às  vênulas, dai às veias e estas drenam para  vasos maiores  os seios venosos. Estes seios levam o sangue para fora do cérebro desembocando nas veias jugulares e outras, que voltam o sangue ao coração.

As veias e os seios venosos podem ser comprometidos por doenças de diversos tipos, o que pode levar a obstrução (TROMBOSE VENOSA CEREBRAL – TVC). O fluxo de sangue venoso fica interrompido levando a dilatação de seios e veias. Assim, o sangue parado provoca inchaço no cérebro e aumenta o volume, elevando  a pressão dentro do crânio. As veias e seios tem paredes frágeis que podem romper e promover sangramento no cérebro (hemorragia cerebral).

É um tipo de AVC menos comum mas a incidência está aumentando nos tempos atuais.

Um problema sério é que acontece em pessoas mais jovens (78% abaixo de 50 anos) que os outros tipos de AVC, predomina em mulheres e tem relação com hormônios.

A manifestação principal é dor de cabeça forte, constante e progressiva (75 a 95% dos casos), que dura dias a semanas antes de surgirem outros sintomas. Convulsões ocorrem em 40 a 60%. Depois aparecem   sinais neurológicos como fraqueza de um membro ou dos 2 do mesmo lado, dificuldade em falar ou compreender e até rebaixamento de consciência.

Várias causas podem promover TVC sendo as mais comuns infecções em estruturas próximas   (otite, sinusite e dentárias), pós-cirurgia craniana  e  chama-se  a atenção  para a associação com uso de anticoncepcionais e durante a  gestação e no puerpério. Algumas vezes a causa é um distúrbio da coagulação do sangue (trombofilia).

O diagnóstico é confirmado pela neuro-imagem especialmente a angio-ressonância cerebral que demonstra claramente a veia ou o seio obstruído.

Existe tratamento eficaz para a maioria dos casos, ressaltando-se que quanto mais precoce, melhor.

Compartilhe este Post

Related Post

Demência Vascular

As alterações cognitivas consequentes a fator vascular podem ser leves (déficit cognitivo leve) ou mais importantes (déficit...

Dor Crônica

As dores crônicas mais prevalentes são dor lombar, dor no pescoço, enxaqueca, osteoartrite, dores musculoesqueléticas e dor...

Hemorragia Subaracnóidea

A HSA é o sangramento que ocorre no espaço subaranóideo que se situa entre as camadas subaracnóidea...

Deixe uma resposta