Neurologista CRM 770

Sinais de alerta em dores de cabeça

A dor de cabeça ou cefaleia é um sintoma muito frequente na população em geral, é causa de perda de dias de trabalho e gera sofrimento em que é portador.

Uma das maiores preocupações é saber se existe uma causa grave por trás da cefaleia, como um tumor, meningite ou outras.

Existem algumas recomendações que as sociedades médicas que estudam cefaleia divulgam para auxiliar os médicos e os pacientes para quando realmente se devem preocupar e procurar investigação mais acurada. São os chamados SINAIS DE ALERTA (ou RED FLAGS em inglês)

Vamos tentar delinear aqui as principais características das dores de cabeça que devem ser motivos de preocupações, além naturalmente da intensidade da dor.

CEFALEIA DE INÍCIO ABRUPTO OU INSTANTÂNEO que atinge o pico máximo em 1 minuto (os especialistas chamam de cefaleia thunderclap ou em trovoada).

A PRIMEIRA DOR DE CABEÇA em que nunca teve ou A PIOR DA VIDA em quem já é portador habitual.

EVOLUÇÃO AGUDA em horas ou SUBAGUDA (em dias ou semanas) e que vem aumentando progressivamente de intensidade.

CEFALEIA DIFERENTE das que o paciente por acaso possa ser ter tido outras vezes.

CEFALEIA ACOMPANHADA DE OUTROS SINTOMAS como febre, perda de peso, secreção nasal purulenta, aumento súbito de pressão arterial, pescoço endurecido e outros. Vômitos são comuns em crises de cefaleia como enxaqueca, mas se persistentes e progressivos constituem sinal de alerta,

DOR DE CABEÇA desencadeada por esforço físico, tosse, ao prender a respiração ou atividade sexual.

DOR DE CABEÇA QUE surge depois de traumatismo de crânio ou convulsão.

CEFALEIA que piora quando a pessoa está sentada ou de pé e alivia quando deitada.

SE A DOR DE CABEÇA VEM ACOMPANHADA DE OUTROS SINTOMAS NEUROLÓGICOS como,   por exemplo, alteração de consciência, mudança na fala ou na compreensão, imagem dupla, diminuição de força ou de sensibilidade em partes do corpo.

DOR DE CABEÇA de localização fixa ou exclusivamente na nuca ou no olho e órbita.

SE A DOR DE CABEÇA não estiver respondendo à medicação que costuma fazer efeito.

 

Compartilhe este Post

Related Post

Demência Vascular

As alterações cognitivas consequentes a fator vascular podem ser leves (déficit cognitivo leve) ou mais importantes (déficit...

Dor Crônica

As dores crônicas mais prevalentes são dor lombar, dor no pescoço, enxaqueca, osteoartrite, dores musculoesqueléticas e dor...

Hemorragia Subaracnóidea

A HSA é o sangramento que ocorre no espaço subaranóideo que se situa entre as camadas subaracnóidea...

Deixe uma resposta